top of page

Tema 2

USE OU PERCA

 

A vida eterna é encontrada em Jesus, que veio e viveu uma vida perfeita, o tipo de vida que nós não conseguimos viver. E a oferta incrível do evangelho é que, pela fé, temos a Sua vida creditada a nós como se fosse nossa.

Que cristão ainda não experimentou a realidade de ver a sua fé crescer e amadurecer através de obras, por meio do exercício da fé?

Assim como precisamos exercitar a nossa fé, precisamos exercitar nosso corpo.

 

Deixe-me contar uma história para ilustrar o assunto. Aos 91 anos, Grace ainda jogava tênis ativamente, levantava pesos e caminhava. Sim, 91 anos. Cinquenta e um anos antes, porém, aos 40, sua condição havia sido bem diferente. A coluna vertebral de Grace sofreu um grave ferimento enquanto pedalava.

 

À medida que os anos passavam, sua dor nas costas aumentava. Grace foi diagnosticava depois com enfisema e tinha dificuldade de respirar. Ela se cansava facilmente e, num certo ponto, temia nunca mais conseguir subir escadas. O doutor não deu a ela nenhuma esperança de melhora.

Grace, no entanto, tinha muita vontade de se recuperar. Por isso, ela decidiu tentar um programa de exercício oferecido num centro médico local. Durante seis semanas ela se exercitou três vezes na semana, de duas a três horas por dia. Ela levantava pesos, caminhava na esteira, fazia bicicleta, e exercícios de respiração. Mesmo quando ela sentia dor e não tinha vontade de fazer nada, ela não desistia. Eventualmente, sua respiração melhorou e a dor nas costas desapareceu. Ela conseguia caminhar distâncias razoáveis—e ainda tinha energia de sobra! Seu médico disse que nunca havia visto tal progresso em ninguém daquela idade. Grace atribui a melhora de sua saúde ao exercício.

 

Coma menos e se movimente mais!

 

Estudos mostram que duas horas e meia por semana de atividade física moderada a intensa reduzem o risco de doenças cardiovasculares. Em outras palavras, o exercício reduz os riscos de ataques do coração ou derrames.

Pesquisas mostram que, no espaço de um ano—só um ano—é possível alcançar estabilidade de peso através de três a cinco horas de caminhada por semana, num passo rápido de aproximadamente cinco quilômetros por hora.

Com apenas “três horas por semana num passo de aproximadamente 5 km por hora,” você pode realizar maravilhas em seu corpo. Isso não é nenhum treinamento militar, concorda?

Exercícios físicos são geralmente agrupados em três tipos e têm efeitos diferentes sobre o corpo: os exercícios de flexibilidade, como alongamento, melhoram a amplitude de movimento dos músculos e articulações.

 

Os exercícios aeróbicos, como andar de bicicleta, nadar, caminhar, pular corda, remar, correr ou jogar tênis, objetivam aumentar a resistência cardiovascular; no entanto, exercício aeróbico, como caminhada, escalada, corrida e peso-rolamento, também aumenta a densidade óssea.

 

Os exercícios de resistência, como musculação, aumentam a força muscular e diminuem ou previnem a perda óssea associada à menopausa.

Contudo, repetimos que, se você não tem se exercitado e gostaria de começar, é importante conversar com um médico.

 

Embora o profeta Isaías estivesse falando sobre outra coisa, existe mais um detalhe que podemos aprender de suas palavras contidas na Bíblia Sagrada, porque Deus é a fonte da nossa existência e força: “Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças; sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”  (Isa. 40:29-31).

 

Há muito mais a dizer sobre os benefícios do exercício moderado para a saúde, além de melhorar o humor. Simplesmente faz você se sentir melhor mentalmente também. Nós somos, de fato, seres físicos e temos um corpo físico. Mas, como no caso da fé, o princípio continua: use ou perca.

 

 

 

 

Tema 3

bottom of page