top of page

Tema 3

O LÍQUIDO DA VIDA

 

Nosso planeta, como sabemos, é composto, em sua maioria, por água. Se você olhar para uma foto da Terra tirada por um satélite, você vai poder conferir por si mesmo: 71% da superfície da Terra são formados por água do oceano, água salgada. E, embora essa água esteja repleta de peixes, baleias, corais e uma série de outras variedades de animais, para nós, humanos, beber dessa água seria mortal. 

 

De fato, só 0,37% de toda a água da Terra são potáveis. Sendo assim, a água é realmente preciosa, especialmente quando você percebe o quão essencial ela é para a vida na Terra, mesmo para nós, seres humanos. A água é tão básica para a nossa existência como o ar.

Nós temos trilhões de células no corpo humano e cada uma delas precisa de água para sobreviver.

A massa cinzenta do cérebro é aproximadamente 85% água, o sangue é 83% água, os músculos são cerca de 75% água, e até mesmo os ossos são de 20 a 25% água. As células e tecidos do corpo não contêm somente água, mas também são continuamente irrigadas por fluidos e requerem água para desenvolver essa função.

A água forma um sistema de transporte no corpo, sendo um lubrificante para o movimento. Nossas articulações não usam o óleo como os carros! A água é o principal transportador de resíduos através dos rins. A água ajuda a manter a nossa temperatura corporal no nível certo. E o sangue, nosso precioso sangue, é composto grandemente por água.

Cerca de dois terços da água de que o nosso corpo necessita vêm dos líquidos que ingerimos. O outro terço vem da comida que comemos e uma pequena quantidade de líquido é sintetizada durante o metabolismo dos alimentos. As frutas e os vegetais geralmente têm maior teor de água do que os outros grupos de alimentos. Há mais água em uma maçã do que em uma porção de batatas fritas. Com certeza, essa é apenas uma de uma dúzia de outras razões porque comer uma maçã é muito melhor para você do que comer batatas fritas.

 

Quanto mais ativos estamos, mais água usamos.

Quando não damos ao corpo a quantidade necessária de água, ele tenta evitar a desidratação, diminuindo a saída de suor e urina. Se essa tentativa do corpo não conseguir compensar a perda, e a ingestão insuficiente de líquidos persistir, ficamos desidratados, o que pode ser uma condição física muito perigosa.  O sangue engrossa e o fluxo sanguíneo fica prejudicado, aumentando o risco de coagulação intravascular. Isso pode causar um acidente vascular cerebral ou um ataque cardíaco. A desidratação pode ainda levar uma pessoa a sentir tonturas ou dor de cabeça.

 

Está comprovado que problemas de saúde poderiam ser evitados se as pessoas simplesmente bebessem mais água!

Cada um precisa de quantidades ideais diferentes para repor o que foi perdido durante as atividades diárias. Uma ingestão adequada para os homens é de aproximadamente 3 litros (cerca de 13 copos) de água por dia. Para as mulheres, é de 2,2 litros (cerca de 9 copos) por dia.

 

Além de bebida, a água serve para aplicações terapêuticas simples em casa (hidroterapia). Ela pode ser aplicada para aliviar as dores musculares e as contusões. Ao lidar com dores musculares, aplique toalhas molhadas quentes, alternando com toalhas molhadas frias e terminando com uma aplicação fria, nas áreas, afetadas para melhorar o fluxo sanguíneo.

Você pode tomar a quantidade certa de água todos os dias. Você pode seguir à risca a mensagem de saúde. Você pode ter herdado os melhores genes. Você pode fazer tudo certo: comida certa, bebida certa, exercício certo. Mas, ainda assim, você irá morrer, mais cedo ou mais tarde. Não importa o quão maravilhosa, saudável e essencial para o nosso corpo seja a água, ela não o manterá vivo para sempre. Então, precisamos de algo mais!

 

Há dois mil anos, Jesus Cristo conheceu uma mulher, em Samaria, que havia chegado a um poço para tirar água. Ele lhe pediu um pouco d’água e, na conversa que se seguiu, Ele disse a ela que poderia lhe dar uma água que acabaria com sua sede para sempre.

"Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede;  aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna" (João 4:13, 14).

 

Há muitas lições para tirar daqui. Como acabamos de ver, a água é essencial para a vida na Terra. E a vida é, naturalmente, um dom maravilhoso de Deus. É preciosa para todos nós.

 

Tema 4

bottom of page