top of page

Tema 4

AMBIENTES SAUDÁVEIS

 

O que a Palavra de Deus diz sobre esse tema?

 

“Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão”

(2 Pedro 3:10-12).

 

A Palavra de Deus precisa ser mais clara? Os elementos irão se derreter, serão “incendiados.” A Terra será “queimada.” Todas essas coisas—quero dizer, todas as coisas da Terra—serão “dissolvidas.” Sem dúvida, pelo menos de acordo com esses textos, e outros, o mundo, como nós o conhecemos, não irá durar muito. Será completamente queimado, dissolvido, destruído...

 

E ele escreve: “Nós, porém, segundo a Sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça” (2 Pedro 3:13).

Sim, amigos, novo céu e nova terra estão chegando e isso significa que a Terra e o céu que vemos agora desaparecerão. Seus dias estão contados.

Bem, para começar, o que exatamente significa falar sobre o “meio ambiente”? Estamos falando sobre os fatores físicos, químicos e biológicos que nos cercam. Estamos falando sobre o ar, temperatura, sol, solo e água, bem como sobre a flora e a fauna. Eles compõem o “meio ambiente.” A saúde requer um ambiente saudável ao nosso redor e a dura verdade é que muitas das nossas práticas o estão destruindo.

 

Um único automóvel emite um número insignificante de poluentes, se fosse o único veículo no mundo; mas, assim como a população mundial cresceu, o número de automóveis aumentou  demais. E, com milhões de automóveis por aí, temos que lidar com toda a poluição e desperdício que os carros causam.

Como será o nosso futuro, se o Senhor não retornar em breve? As perspectivas não parecem muito animadoras, especialmente para certas partes do mundo onde, até agora, há intensa disputa por recursos naturais, que já são escassos.

Claro, não se pode falar hoje sobre o meio ambiente sem citar a questão das alterações climáticas ou o aquecimento global. Isso pode envolver uma questão política muito séria, e existem muitas discordâncias sobre o assunto. Há indicações, porém, de que a Terra está aquecendo, mesmo que não concordemos quanto às causas desse fenômeno.

 

A energia nuclear funciona muito bem, mas também envolve riscos muito perigosos.

A poluição da água e do ar causa muita preocupação hoje.

Os surtos de doença estão relacionadas com a contaminação viral e bacteriana causada por dejetos humanos e de animais. A higiene é um princípio fundamental da saúde.

Também devemos ser cuidadosos para não introduzir toxinas no corpo. A fumaça do tabaco, com suas centenas de produtos químicos, é um exemplo. O álcool também é uma toxina potente. As drogas psicotrópicas afetam o sistema nervoso central e causam alterações no comportamento ou na percepção. Além disso, seu uso envenena o nosso ambiente interno.

 

O ambiente natural, sem poluição, é melhor para a preservação da saúde, que é um dom de Deus para nós. Nós somos mordomos da Terra, responsáveis por gerenciar os seus recursos e o ambiente onde estamos. E, apesar de sabermos que existem muitos fatores fora de nosso controle, precisamos fazer o melhor que pudermos com o que podemos controlar.

O ambiente espiritual da casa afeta nosso estado mental. Nosso lar deve ser um lugar calmo, confortante, onde recebemos apoio. Coloque a sua confiança em Deus e ensine os seus filhos a buscar essa relação espiritual com Ele. Deus nos exorta a amar os inimigos e a fazer o bem mesmo para aqueles que nos maltratem.

Se vivemos em uma atmosfera de tolerância e de paz, o nosso ambiente espiritual também será propício para a saúde.

 

Há milhares de anos, no Éden, Deus criou Adão e Eva e os colocou em um jardim. Observe o que a Bíblia diz sobre o que eles estavam fazendo naquele jardim: “tomou, pois, o SENHOR Deus o homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar” (Gên. 2:15). A palavra hebraica traduzida como “guardar” significa "vigiar, proteger, preservar.” Essa é a ordem de acordo com a qual os seres humanos devem se relacionar com o ambiente que o Senhor lhes deu como presente.

A Terra é a nossa casa. Somos chamados por Deus para ser mordomos e esse chamado sugere que somos guardiões da Terra.

 

Tema 5

bottom of page