top of page

Tema 1

ESCOLHA A VIDA… E BOA SAÚDE!

 

Algumas decisões tomadas na juventude—como resultado de ignorância, rebelião ou teimosia—podem ter repercussões para a vida toda. Um homem de 50 anos, com uma saúde ruim por causa de uma escolha estúpida da adolescência, disse: “Como aquele menino de 17 anos pôde fazer isso comigo?” Quem era aquele garoto de 17 anos? Ele mesmo, claro.

As práticas nocivas dos pais prejudicam os filhos. Em muitos casos, a epidemia da obesidade em crianças reflete a negligência de pais que permitem joguinhos eletrônicos, em vez de atividade física. Comidas rápidas (fast food) são ingeridas em lugar de comida saudável, natural e integral. Os lanches oleosos e calóricos agradam tanto aos pais quanto às crianças, mas as consequências dessas escolhas durarão a vida toda. 

 

Se engordarmos, não será fácil perder peso! O excesso de calorias é armazenado como gordura. Uma vez formadas, as células de gordura duram anos. É provável que crianças gordinhas se tornem adultos obesos. Bebês gordinhos talvez reflitam a incapacidade dos pais de controlar o que lhe dão de comer.

E como fazer escolhas sábias? Não tome decisões baseadas no gosto pessoal, mas nos princípios das Escrituras, nas evidências e nos estudos de alta qualidade.

 

Dois doutores publicaram, em 1972, um dos primeiros estudos clássicos sobre estilo de vida e saúde:

  • Sono adequado (7 a 8 horas por noite)

  • Não comer entre as refeições

  • Um desjejum nutritivo

  • Manutenção do peso recomendado

  • Atividade física regular

  • Abstenção de tabaco

  • Redução no uso de bebidas alcoólicas

 

Isso não se parece com algo que você ouviu antes? Como a “mensagem de saúde?” Sim, com certeza!

 

Jesus disse: “eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância ” (João 10:10).

Sim, há mais de três mil anos, o Senhor disse aos filhos de Israel “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição.

Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência” (Deut. 30:19).

 

Nossas escolhas impactam os outros, assim como as escolhas dos outros impactam a nossa vida.

Que nós todos, pela graça de Deus, procuremos fazer as escolhas certas, escolhas que possam causar um impacto positivo para a eternidade.

 

Tema 2

bottom of page